A mudança na gestão do Hospital da Casa de Saúde, em Campinas (SP), vai resultar no atendimento de 16 operadoras de convênios médicos, a partir de 15 de maio, de acordo com o Hospital Vera Cruz, que assume o complexo. O número, no entanto, representa 5% do atendimento realizado na unidade atualmente, segundo informou o hospital nesta quarta-feira (13).
A Unimed, que só opera na Casa de Saúde até 14 de maio, é responsável por 95% dos pacientes que buscam o hospital, informou o advogado da instituição Márcio Carpena. A empresa não renovou o contrato com a unidade, e o Vera Cruz afirmou que também tentou negociação, mas não teve sucesso.
A Casa de Saúde atende, em média, 10 mil pacientes por mês no pronto-socorro e realiza cerca de 500 a 600 cirurgias no período. A taxa de ocupação dos leitos já vinha em queda, era de 75% e passou a 57%. Esses números vão cair drasticamente com o término da operação da cooperativa Unimed Campinas. [Veja, abaixo, o que diz a cooperativa]
O Vera Cruz planeja aumentar em cerca de 30 o número de operadoras de planos de saúde, considerando os que já atuam no seu hospital, totalizando em quase 50 convênios na Casa de Saúde. Não há ainda um prazo para a adesão dessas novas operadoras.
Fonte g1.globo.com