Durante o último final de semana, nos dias 23 a 25 de Fevereiro, Florianópolis foi palco do “Global Legal Hackathon", uma maratona mundial voltada à integração da comunidade jurídica com a indústria de tecnologia e inovação, com o propósito de desenvolver tecnologias para o melhoramento da Justiça como um todo.
A sede da SOFTPLAN, em Santa Cataria, foi host brasileiro do evento, que contou com a presença de uma equipe da Carpena Advogados, que vem acompanhando as novas tendências tecnológicas voltadas ao segmento jurídico e o que está em evidência nesse mercado.
Durante os três dias do evento, dez equipes trabalharam em projetos que tinham como principal foco a criação de ferramentas ou sistemas para minimizar demandas judiciais, visando desafogar o judiciário, facilitar o acesso da população ao judiciário e desburocratizar o acesso à justiça.
A temática de cada grupo foi escolhida pelos próprios integrantes de cada equipe, que apresentaram seus projetos no último dia do evento. Temas relevantes e de interesse social se destacaram, como, por exemplo, a criação de um sistema integrado de mapas e legislação relativa à construção urbana, com o objetivo de auxiliar arquitetos, engenheiros e o próprio construtor no processo inicial que precede à construção; sistema voltado à facilitação do acesso da população necessitada a medicamentos sem a necessidade de demanda judicial contra o poder público; e, por fim, o grande ganhador tratou do sistema prisional e controle do cumprimento da pena.
A equipe vencedora apresentou uma proposta de desenvolvimento de um aplicativo para que detentos em cumprimento de regime semiaberto possam apresentar-se mensalmente à autoridade responsável pela regulação da pena “de forma digital” ao invés de fazê-lo pessoalmente. O aplicativo que viabiliza essa inovação vale-se da tecnologia de reconhecimento facial, geolocalização por triangulação de GPRS e coordenadas do GPS.
No dia 11 de Março a equipe vencedora irá defender a sua tese no evento de ‘SecondPitchingRount / First Global Rount’, que ocorrerá em Nova York com a participação de equipes de 60 países.
A Carpena Advogados, grande entusiasta de novas tecnologias, teve o prazer de participar deste grande evento na área de Legal Techs e Lawtecs, e acredita que iniciativas como esta tem muito a contribuir para a desburocratização do judiciário e a facilitação do acesso da população à justiça.